quinta-feira, 1 de julho de 2010

Afinal, porque o termo pin-up?

Pin-up é uma expressão datada de meados de 1940, que quer dizer "pendurado ou feito para pendeurar".
O termo popularmente refere-se a ilustrações ou fotos de mulheres sensuais, que teve seu boon entre as décadas de 1930 a 1960, que podiam ser recortadas de jornais, revistas, cartões postais, e posteriormente calendários, que eram penduradas por soldados norte-americanos em guerra. Um outro termo também era utilizado para referir-se a essas ilustrações, "chessecake" , que estava em uso pelo menos à 20 anos antes da explosão do termo pin-up, e descrevia a mulher ilustrada como "um pitéu".
As pin-up's nunca são vulgares ou oferecidas, mas são inocentes e trazem leveza no olhar, por isso nunca estão totalmente desnudas e nunca - nunca mesmo - revelam os órgãos sexuais, sua sensualidade é afirmada pelo belo corte de cabelo, pelas suas roupas da moda e pela segurança com que posa, e seduz homens e mulheres - isto explica porque elas desapareceram nestes tempos de liberdade sexual.
O começo da história dessas ilustrações datam de 1887, quando o ilustrador Charles Dana Gibson, publicou na revista americana "Life", a "Gibson Girl".

Outros ilstradores vão tornando-se conhecidos, como George Petty e Alberto Vargas, que começam por torna-las mais sensuais, Gil Elvgren, que cria propagandas para a "Coca-Cola" e Art Frahm, que assina as moças que deixaram cair a calcinha.
Algumas ilustrações abaixo:

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009Blondie Girl | by TNB